-
Arquitetos: DRTAN LM Architect
- Área: 342 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:H.Lin Ho
-
Fabricantes: Al’Capricon Stones, Arensi Marley, CEM Greentech Engineering, Guocera Tiles, Ipmuda Buildermart, Jotun, Karmac Aluminium, LTL Corportation, Solartech Sales & Service, Wong Lighting
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa No.16 está localizada em Damansara Heights, um subúrbio residencial arborizado em Kuala Lumpur, Malásia. O cliente é um jovem casal e seus adoráveis animais de estimação. Eles haviam adquirido uma antiga edificação dos anos 1970 que estava desocupada há algum tempo. A ideia principal era reformá-la adicionando novos espaços de convivência para acomodar suas necessidades.
A antiga edificação de dois andares possuía uma pequena planta retangular simples. Ela foi construída em uma combinação de lajes RC com certas áreas no pavimento superior feitas com vigas de madeira e tábuas de assoalho. Isso deu a oportunidade de conceituar uma intervenção moderna e limpa na antiga estrutura, ao mesmo tempo em que alcançava uma atmosfera industrial. Na lateral mais alongada da casa há um muro de contenção de 6m de altura que proporcionou privacidade e a oportunidade de criar um jardim colorido e animado que se integra aos espaços interiores.
Uma série de vistas para o jardim foram abertas nas paredes existentes para estender as linhas de visão e trazer as áreas externas para os espaços internos. O volume frontal da casa é estendido utilizando aço, tijolo rústico e vidro. O jardim da frente é dividido em garagem e um gramado privativo com uma parede horizontal de tijolos.
O andar superior foi redesenhado para acomodar o novo quarto principal, sala de estudos, espaços de entretenimento e futuro quarto para crianças. O exercício global resultou numa intervenção simples e moderna que integra todos os aspectos do terreno, jardins, muros de arrimo e a reciclagem da estrutura do volume existente, constituindo assim um pequeno exemplo clássico de boa arquitetura tropical e verde.